10 passos para o seu Planejamento Estratégico Digital

Felipe Morais

$apxghzxoghd

Quero baixar o e-book já!

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Planejar é preciso. Sempre.

Colocar uma marca na internet sem ter a menor noção do que está se fazendo é um risco enorme. Às vezes, até pode dar certo, como nos casos do Facebook ou do YouTube. Se estudarmos a origem dessas plataformas, podemos perceber que seus fundadores não planejaram, lá atrás, que as marcas se tornariam o que são hoje. Foram projetos com um pouco de sorte por estarem no lugar certo, na hora certa, atendendo a uma demanda crescente e pouco explorada. Obviamente, depois de muito trabalho, essas empresas são grandes fenômenos do universo digital. Mas quantas redes nós vemos nascendo todos os dias? O Google, gigante da web, “matou” o Google Videos porque o YouTube é muito mais acessado e rentável.

E Orkut, MySpace e Hi5? Essas são marcas que nasceram digitais, mas não se mantiveram porque faltou planejamento, analisar tendências e entender comportamentos. O mundo digital é muito cíclico: ou as marcas se renovam e se adaptam, ou morrem. E como vimos acima, podem morrer rapidamente!

No geral, marcas de sucesso são muito bem planejadas. Há pesquisas diárias, entendimentos, análises, busca por dados, mais pesquisas e mais análises. Esse processo não pode parar; se parar, a concorrência vem com tudo.

Quem é Felipe Morais

Publicitário formado pela FMU, com especialização em Planejamento pela Universidade Metodista. Também possui especialização em Planejamento de Comunicação pela Miami AD School, especialização em Redes Sociais pela FGV e especialização em E-commerce pela ComSchool e pela Universidade Buscapé.

Tem mais de 350 projetos desenvolvidos para marcas como Coca-Cola, Pirelli, Vivo, HSBC, Bradesco, Mercedes-Benz, Roche, Caixa Econômica Federal, Puma, PagSeguro/UOL, Chevrolet, Rossi, Sascar/Michelin, JR Diesel, Symantec, HCor, Planet Girls, Danone, HDI Seguros, Allianz Seguros, HubMoney, Canal Sony, Nestle, REDE e Claro.

Desde 2015, é sócio-diretor da FM Planejamento.

Venceu o Prêmio ABRADI 2016 como profissional de Planejamento Digital Destaque do ano e foi indicado ao mesmo prêmio em 2017. É o autor do livro “Planejamento Estratégico Digital”, finalista do Prêmio Jabuti em 2016.